sábado, 23 de maio de 2009

Faço Parte do Gestar II

Unidade 1 – O Gestar II como Programa de Formação continuada em serviço


Espero do Gestar II como um programa de formação continuada em serviço um amparo pedagógico na produção de minhas aulas. Espero absorver idéias de atividades criativas e práticas, que tornem minhas aulas mais prazerosas, fazendo com que meus alunos aprendam o conteúdo trabalhado com mais satisfação, pois tudo que é ensinado de forma lúdica torna-se inesquecível.
O Gestar II pode auxiliar muito em minha formação, pois é um programa de formação continuada que amplia nossa visão sócio-cultural, possibilitando o desenvolvimento do conteúdo de nossa língua mãe de forma mais funcional e ampla para atingir a todos nossos alunos.
A finalidade do programa é elevar a nossa competência e de nossos alunos e como reflexo desse processo melhorar a nossa capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
O Gestar deve ser compreendido como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar a nós professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola. Espera-se que ele proporcione espaços para trocas de experiências e resoluções de problemas e provoque discussões e reflexões sobre os problemas do ensino, articulações com a proposta pedagógicas e curricular e plano de ensino.
O objetivo do Gestar não é somente ser mais um curso, mas sim comportar uma relação essencial e estreita com a dimensão da prática no cotidiano da escola e com a dimensão formal da proposta pedagógica, ou seja, estar presente em nossa prática em sala de aula.
Nos encontros presenciais do Gestar II, trocaremos experiências e refletiremos em grupo e individualmente sobre os temas e assuntos abordados no programa; teremos esclarecimento de nossas dúvidas e nos questionaremos, planejaremos e elaboraremos situações didáticas e faremos análises críticas da nossa prática em sala de aula e de atividades dos alunos.
O Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar procura garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Todos os atores do programa participarão de uma auto-avaliação e de uma avaliação dos demais agentes, fornecendo dados processuais da execução do programa, os seus pontos positivos e os pontos a melhorar.



Nosso encontro em Cataguases !!!
Desenvolvendo as atividades do programa

Um comentário: