sábado, 23 de maio de 2009

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II

O Processo de ensino-aprendizagem para mim é um processo onde alunos e professores constroem juntos o conhecimento em sala de aula. E o trabalho do Gestar II se baseia exatamente na concepção sócio-construtivista desse processo. Essa relação apóia-se no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.
“A aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade.Em qualquer ambiente,a aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa.”
Tendo em vista esses conceitos a relação do professor e aluno se ligam por vínculos,construídos ao longo do trabalho de aprender-ensinar, que são laços afetivos e de compromisso. Há uma troca mágica nesse processo o professor desenvolve sua atividade baseando-se em seu conhecimento sobre o aluno, e este com sua participação informa ao professor sobre o seu nível de interesse, o que orienta-nos na escolha das melhores estratégias de ensino e de avaliação. Essa relação tem que existir, no meu ponto de vista é fundamental para um bom nível de ensino.
O professor tem o papel de mediador! Somos meros receptores do conhecimento nesse processo, é bom para romper aquela imagem que sabemos tudo e que somos detentores do conhecimento, desenvolvemos uma troca de conhecimento e reforçamos aquele ditado: “Ninguém tem tão pouco que não possa dar e ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar .”
Nossos alunos sentem-se participativos e não meros recebedores de informações. Apontamos os caminhos para que eles descubram e construam de forma interativa os saberes.
O Gestar II acredita que o trabalho do professor não pode ser algo isolado e que o trabalho em conjunto, cooperativo, deve considerar os interesses dos alunos na busca da construção do conhecimento. E com essa visão eu concordo plenamente.

3 comentários:

  1. Lindo o seu blog!Muito criativo!Vc escreve super-bem!Abraços

    ResponderExcluir
  2. parabens... o teu blog está muito bom... o texto está muito bem elaborado... parabens novamente....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Alessandra... teu trabalho continua impecável... parabéns

    ResponderExcluir