terça-feira, 7 de julho de 2009

NARRADORES DE JAVÉ


O filme brasileiro “ Narradores de Javé” dirigido por Eliane Caffé em 2003, é realmente um destaque entre os filmes brasileiros, ele desfaz o estereotipo do “filme brasileiro vulgar”,apresentando conteúdo e criticas sociais bem fundamentadas.
O enredo passa-se em “Vale de Javé” uma cidadezinha da Bahia.Sua problemática gira em torno da construção de uma barragem.
O filme aborda temas polêmicos como: Cultura, analfabetismo, alcoolismo, conflitos familiares, exclusão e estagnação social.
O filme traz ironias através da própria apresentação dos fatos e dos próprios personagens que criam histórias gloriosas para se esquecerem e/ou fugir da realidade miserável que os assolam.
Narrado em terceira pessoa, sendo o narrador-personagem, o filme pode apresentar várias versões, porque trata-se de vários “narradores” e cada um quer fazer por valer a sua.
Apesar de ser uma obra de ficção, Narradores de Javé, transmite uma realidade maçante e infelizmente presente em várias cidades do interior do Brasil, O analfabetismo, a falta de informação, a ignorância social que é toda causa da problemática do filme, que se dá por uma falta de documentação que comprove que a cidade poderia ser considerada histórica.
A solução seria a escrita de um documento cientifico comprovando a autenticidade das histórias contada pelos moradores locais. Sem esse dossiê a cidade fica exposta a ser inundada pelas águas da barragem.
Como a maioria dos moradores da cidade não sabiam escrever e muito mal ler, a solução encontrada foi chamar Antônio, um ex-carteiro, escrivão e intelectual alcoólatra para pagar os males por ele cometidos a comunidade da vila,documentando através da escrita, oficio do qual ele dominava melhor que todos,as histórias dos narradores de Javé.
Essa tarefa, porém torna-se muito complicada para esse anti-herói, pois ele depara com histórias gloriosas e sem nenhum fundamento.
O filme apresenta uma narrativa não-linear, com vários flash-backs,o passado e presente são bem apresentados e o futuro fica subentendido no momento em que Antônio começa realmente escrever no livro.
A verdadeira história dos moradores do Vale de Javé inicia-se após a inundação da cidade, momento em que o povo começou a reagir. Em várias passagens do filme Antônio Conselheiro personagem da literatura brasileira é lembrado e há uma forte presença da cultura africana. É um filme simples e com muito conteúdo cultural.

Um comentário:

  1. Ok, espero que tenha gostado da narrativa do filme, é bem interessante que nos leva a perceber o ponto de vista de cada leitor ( telespectador )e que este ponto de vista deve ser respeitado. Parabéns bom texto.

    ResponderExcluir