terça-feira, 7 de julho de 2009


TP3 : Ampliando nossas referências

Gêneros textuais: Definições e funcionalidade
por Luiz Antonio Marcuschi

Em ampliando nossas referências Marcuschi, afirma que os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos que surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais.
Os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, porque o mais relevante na sua definição é sua situação de comunicação, a prática de sua realização, e não sua forma lingüística.
O autor inova ao citar a expressão “suporte” várias vezes em seu texto, ele utiliza esse termo com êxito para designar o veículo e/ou canal para a comunicação, o objeto concreto onde se apóia o texto: livro, revista, internet, placa de sinalização, etc.

Exemplo:A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista. ( Suporte )

O texto nos leva a compreender que o surgimento de novos gêneros não se dá pela tecnologia propriamente dita, e sim pela intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias. Dessa forma os gêneros antigos vão desaparecendo naturalmente, porque deixam de ter relevância cultural,quando novas tecnologias os substituem,seria um processo de “seleção natural” dos gêneros.
Os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita se comportam de forma “efêmera”,pois tendem a se desfazer ou enfraquecer as fronteiras entre elas por serem mais “plásticos”,maleáveis como diz Marcuschi.
Os aspectos que podem servir de critérios para a classificação de um gênero podem ser: aspectos formais ( lingüísticos,estilísticos) e funcionais (culturais) que podem estar ligados ao suporte ou ao objeto.
Luiz Antonio Marcuschi, apresenta os gêneros textuais de forma muito inovadora e coerente, mostrando-nos que assim como nossa língua que esta viva e em continuo processo de mudanças e adaptações, os gêneros textuais também como parte integrante desse processo, se adaptam a intensidade do processo de tecnologia e atividades comunicativas diárias.

Alessandra Faria

2 comentários:

  1. Parabéns...o gênero reportagem é um texto bem dinânico para se trabalhar. Muito boa sua colocação diante ao assunto apresentado. parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... O teu trabalho está excelente!!!

    abraços,


    Lucas

    ResponderExcluir