terça-feira, 17 de novembro de 2009

Produção textual: Minha primeira cartilha - planejamento e escrita


Atividade 3

Texto : A primeira cartilha


2) a) Escrever uma texto sobre minha história como educadora,como surgiu a motivação,como me senti e argumentei,justificando minhas escolhas.

b) a função do texto: Relatar minha história como educadora.
Objetivo: Expor como surgiu minha motivação,como me senti nos momentos de escolhas.

c) A importância da minha alfabetização
Minha história familiar
Minha vontade de mudança

d) Tudo começou no meu processo de alfabetização com apenas sete anos de idade

Minha história familiar foi um ponto que me motivou bastante,minha mãe apenas conseguiu chegar até a 4ª série e meu pai com muito esforços até o 2º grau e um curso técnico.

Minha vontade de mudança diante da situação de minha família e das necessidades que passamos veio à tona a partir de uma frase na camisa da escola onde estudava que dizia: “Só a educação pode mudar a história de um povo”.


e) Tudo começou no meu processo de alfabetização com apenas sete anos de idade.
A minha vida de estudante foi muito proveitosa, sempre gostei muito de aprender coisas novas, quando estava iniciando minha alfabetização tive bastante inspiração de meus professores e queria sempre dar um retorno positivo. Quando saía na rua com minha mãe ficava lendo tudo que via pela frente, e as pessoas ficavam admiradas como eu sentia prazer em descobrir as palavras, algumas vezes perguntavam-me em que série eu estava e me estimulavam a sempre estudar, para mim o ato de ler a cidade era um fato espetacular, me sentia descobrindo o mundo e de certa forma estava.
Em cada palavra um pedacinho do céu se abria e as que eu não entendia corria para ver o significado no dicionário. Toda menina pedia de presente um diário e eu pedi a minha mãe um dicionário. Sempre gostei também de ensinar o pouco que sabia e com isso aprendi sempre mais, brincava com minha melhor amiga de escolhinha e eu claro era a professora, mas essa brincadeira até que foi produtiva, minha amiga aprendeu as primeiras palavras comigo, uma garotinha de apenas sete anos,ela era mais nova e já entrou na escola alfabetizada por mim,a mãe dela ficou muito feliz e eu todos os dias a ajudava na lição,ela foi minha primeira aluna...minha primeira cobaia humana, até hoje somos grandes amigas,sempre nos recordamos de nossas brincadeiras ,atualmente quem diria eu professora e minha amiga se formando em administração e quem a está ajudando na revisão da monografia...

A professora Alessandra, para mim isso é um fato inesquecível, a vida realmente é uma eterna escola.

Minha história familiar foi um ponto que me motivou bastante, minha mãe apenas conseguiu chegar até a 4ª série e meu pai com muito esforço até o 2º grau e um curso técnico. Cansada e inconformada com a condição em que vivia, decidi ser diferente começar a mudar a história de nossa família. No inicio nem meus pais acreditavam em mim diziam que uma faculdade era muito cara, que não teriam condições financeiras, que uma pessoa como nós de origem simples e negros mesmo com diploma nos braços teriam poucas chances de conseguir algo, que mesmo se eu conseguisse me formar e ser a tão sonhada professora Alessandra não seria fácil conseguir um emprego.Muitas das vezes sofri com as palavras amargas e desacreditadas de meus pais, mas pedia força à Deus porque eles não sabiam o que estavam dizendo...

Minha vontade de mudança diante da situação de minha família e das necessidades que passamos veio à tona a partir de uma frase na camisa da escola onde estudava que dizia: “Só a educação pode mudar a história de um povo”. Em um momento de profunda depressão essa frase me devolveu a vontade de lutar, já fiz de tudo para pagar minha faculdade, já fiz faxina, fui garçonete, babá enfim pegava vários bicos para completar meu salário de recepcionista e pagar minha faculdade, pois meus pais não tinham condições, muitas vezes fui discriminada na faculdade, mas isso só me dava mais forças. Trabalhava o dia todo comia marmita, não fazia horário de almoço, saía do trabalho direto para a faculdade, voltava a pé e subia os morros de meu bairro feliz da vida, passava noites, fins de semana, e feriados estudando para provar para mim mesma que não estava predestinada a seguir o destino dos meus familiares, admirava-os, mas queria mais, queria ter um curso superior e ter minha profissão, não era justo não ter escolhas resolvi pelo menos tentar e consegui.
No primeiro ano de faculdade conheci meu esposo que foi realmente um anjo posto por Deus em minha vida, ele acreditou em mim desde o primeiro momento em que disse: vou ser professora. Me apoio em todos os instantes. No dia da minha formatura a recompensa, meus pais, minha família... Meu noivo. Todos orgulhosos por minha vitória e persistência, pois estava me formando e já lecionava. A única da família a conseguir ir mais longe. Hoje meus pais têm orgulho de mim, sou respeitada pela minha família, sentem prazer em dizer minha filha é professora, já leciona. Minha maior recompensa... e quando ouço um aluno me chamar de professora em meu coração renovam-se as esperanças de um mundo que pode sim ser mudado,só depende de cada um de nós.

“ Só a educação modifica a história de um povo”



Nenhum comentário:

Postar um comentário